Pular para o conteúdo principal

Aulas de Língua Estrangeira Espanhol

Ministrar aulas de Espanhol em Ponta Porã é fácil e um tanto quanto curioso, pois, aqui é uma região de fronteira seca como é o caso de Ponta Porã e a cidade paraguaia de Pedro Juan Cabalheiro. 
O fácil desse processo é que se trata de um idioma ao qual a grande maioria dos nossos alunos domina, no entanto, temos os vícios de linguagem , porque ocorre um fenômeno de misturas de três idiomas : o guarani, o espanhol ou castelhano com o português, e isso dificulta um pouco o processo de aprendizagem da norma culta espanhola.
Todos esses percalços nos ajuda a compreender as misturas de raças , costumes e tradições da nossa fronteira, que chamamos de "seca", porque em nosso caso é somente cruzar a rua que já estamos em um outro país, e isso é bastante vantajoso e rico para o aprendizado do idioma, e que o contato com ele, é latente e vivo aqui, pois, o nosso laboratório de língua é abundante e nos deparamos com informações em espanhol em  todas as partes como : radio, teve, internet, revistas, jornais e outros que estão disponíveis em todas as partes de nossa cidade.


Todos os itens mencionados favorecem bastante à minha prática, facilitando o processo de ensino e aprendizagem,mais ainda nesse momento que vivemos um divisor de àguas na escola Maria Lígia, pois com o projeto UCA teremos mais um recurso para enriquecer e estreitar vínculos com outros países de culturas hispânicas.

Postagens mais visitadas deste blog

“Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música”

Definição do tema: “Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música” Anos: •8º e 9º anos Tempo aproximado: • 8 aulas Justificativa: - O projeto de música foi escolhido porque os alunos sempre demonstraram interesse em música e tendo em vista que podemos utilizar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. - O recurso musical é uma ferramenta valiosa, pois cativa e seduz o aluno a participar e como não é definido um gênero musical o estudante fica livre para escolher sua música e de quê forma realizará a sua apresentação, escolhendo também o recurso multimídia que gostaria de utilizar. - Todo processo de escolha do tema a ser pesquisada parte de uma diagnóstica que parte desde o diálogo com a turma, seus anseios, dúvidas e sugestões em que coube ao professor fazer a junção da ludicidade com os conteúdos propostos da grade curricular.  Problematização: - Embora estejamos na região de fronteira e os nossos alunos já possuem...

Projeto bilíngue - Pontos Turísticos de nossa Fronteira

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista:  Mirta Beatriz Souza Douglas Nome da escola:  Maria Lígia B. Garcia                               Local(cidade/estado):  Ponta Porã/MS Série:  7º e 8º ANO A                                                            Nº de alunos:  40 alunos Duração:  4 aulas por turma Professores envolvidos:  Mirta Beatriz S. Douglas/Diego Dias                     ...

Aulas com músicas

Alguns vídeos com música e letra para cantar, ler, treinar a pronunciação - Juanes / Para tuas amor   _ //www.youtube.com/watch?v=SeYwgrWyttA - Shakira  / Estoy aqui - //www.youtube.com/watch?v=fUhPu4YHmBk - Aprendiendo el abecedário com  música. /www.youtube.com/watch?v=dkp8aLVekF4 - Seleccionados  //www.youtube.com/watch?v=hyMbfzM0jBQ&list=PLV2tCZv4xAr5purRtYNrNVyCvo1XyTG2Y