Pular para o conteúdo principal

Trabalhando com projetos escolares

Projetos escolares são  recursos a mais para sanar as inúmeras dificuldades de aprendizagem, continuidade do conteúdo programático, interdisciplinaridade e outros obstáculos que o ensino possui, voltado principalmente as necessidades básicas da construção do conhecimento, instigando o trabalho em sintonia de todas as áreas em prol de um mesmo objetivo e meta a alcançar.
A escola Maria Lígia Borges Garcia, a tempos já trabalha nesses moldes, e os resultados sempre foram satisfatórios, e a medida que o tempo passa vemos o resultado do trabalho de "formiguinha", e que todos nós,professores que estamos partilhando deste processo pôde perceber que são resultados a longo prazo, pois hoje estamos colhendo alguns louros desse trabalho, que consiste na participação maior dos alunos, a postura que hoje possuem , a responsabilidade e outros adjetivos que são de grande valia para a nossa escola.
Os projetos que já realizamos, e que a cada ano vem sendo melhorado são: Leitura e escrita " Tipologias textuais", Mulher, Páscoa, Mãe, Trânsito na escola, Jogos, Arte com materiais recicláveis, Histórias em quadrinhos HQS, Bullying e vários outros, que atualmente com o Projeto UCA, o trabalho, ou seja, o andamento dos trabalhos de pesquisa e construção das atividades trouxe a aprendizagem um atrativo que é indiscutível, se trata da TICs  dentro da sala de aula, que por si só estimula a curiosidade, a participação até daquele educando mais tímido e introvertido da turma, e isso com certeza, é uma ferramenta que não mais sairá dos seus cotidianos, e a nossa missão hoje é mediar o uso desse recurso à favor da educação.







Postagens mais visitadas deste blog

Aulas com músicas

Alguns vídeos com música e letra para cantar, ler, treinar a pronunciação - Juanes / Para tuas amor   _ //www.youtube.com/watch?v=SeYwgrWyttA - Shakira  / Estoy aqui - //www.youtube.com/watch?v=fUhPu4YHmBk - Aprendiendo el abecedário com  música. /www.youtube.com/watch?v=dkp8aLVekF4 - Seleccionados  //www.youtube.com/watch?v=hyMbfzM0jBQ&list=PLV2tCZv4xAr5purRtYNrNVyCvo1XyTG2Y

“Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música”

Definição do tema: “Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música” Anos: •8º e 9º anos Tempo aproximado: • 8 aulas Justificativa: - O projeto de música foi escolhido porque os alunos sempre demonstraram interesse em música e tendo em vista que podemos utilizar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. - O recurso musical é uma ferramenta valiosa, pois cativa e seduz o aluno a participar e como não é definido um gênero musical o estudante fica livre para escolher sua música e de quê forma realizará a sua apresentação, escolhendo também o recurso multimídia que gostaria de utilizar. - Todo processo de escolha do tema a ser pesquisada parte de uma diagnóstica que parte desde o diálogo com a turma, seus anseios, dúvidas e sugestões em que coube ao professor fazer a junção da ludicidade com os conteúdos propostos da grade curricular.  Problematização: - Embora estejamos na região de fronteira e os nossos alunos já possuem uma
Planificación de clase con el tema: Los días de la semana Obs.: Esta clase fue retirada de la pagina web Portal do professor.  Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer os dias da semana em espanhol. Duração das atividades 2 encontros de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Saber os dias da semana em português. Estratégias e recursos da aula 1º MOMENTO: O professor trará para os alunos uma cópia de um calendário do mês atual, no qual faltará os nomes dos dias da semana. Ao entregar esse material à turma, pedir que os alunos o examinem. Em seguida, perguntar:    a)    O que falta neste calendário? b)    Alguém sabe como são os dias da semana em espanhol?                   Se algum aluno souber essa informação, escreva na lousa/no quadro negro os nomes dos dias semana enquanto eles são ditos pelo(s) aluno(s). Caso não, ensine você mesmo e peça que os alunos completem o calendário. Se desejar, poderá