Pular para o conteúdo principal

Trabalhando com projetos escolares

Projetos escolares são  recursos a mais para sanar as inúmeras dificuldades de aprendizagem, continuidade do conteúdo programático, interdisciplinaridade e outros obstáculos que o ensino possui, voltado principalmente as necessidades básicas da construção do conhecimento, instigando o trabalho em sintonia de todas as áreas em prol de um mesmo objetivo e meta a alcançar.
A escola Maria Lígia Borges Garcia, a tempos já trabalha nesses moldes, e os resultados sempre foram satisfatórios, e a medida que o tempo passa vemos o resultado do trabalho de "formiguinha", e que todos nós,professores que estamos partilhando deste processo pôde perceber que são resultados a longo prazo, pois hoje estamos colhendo alguns louros desse trabalho, que consiste na participação maior dos alunos, a postura que hoje possuem , a responsabilidade e outros adjetivos que são de grande valia para a nossa escola.
Os projetos que já realizamos, e que a cada ano vem sendo melhorado são: Leitura e escrita " Tipologias textuais", Mulher, Páscoa, Mãe, Trânsito na escola, Jogos, Arte com materiais recicláveis, Histórias em quadrinhos HQS, Bullying e vários outros, que atualmente com o Projeto UCA, o trabalho, ou seja, o andamento dos trabalhos de pesquisa e construção das atividades trouxe a aprendizagem um atrativo que é indiscutível, se trata da TICs  dentro da sala de aula, que por si só estimula a curiosidade, a participação até daquele educando mais tímido e introvertido da turma, e isso com certeza, é uma ferramenta que não mais sairá dos seus cotidianos, e a nossa missão hoje é mediar o uso desse recurso à favor da educação.







Postagens mais visitadas deste blog

“Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música”

Definição do tema: “Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música” Anos: •8º e 9º anos Tempo aproximado: • 8 aulas Justificativa: - O projeto de música foi escolhido porque os alunos sempre demonstraram interesse em música e tendo em vista que podemos utilizar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua. - O recurso musical é uma ferramenta valiosa, pois cativa e seduz o aluno a participar e como não é definido um gênero musical o estudante fica livre para escolher sua música e de quê forma realizará a sua apresentação, escolhendo também o recurso multimídia que gostaria de utilizar. - Todo processo de escolha do tema a ser pesquisada parte de uma diagnóstica que parte desde o diálogo com a turma, seus anseios, dúvidas e sugestões em que coube ao professor fazer a junção da ludicidade com os conteúdos propostos da grade curricular.  Problematização: - Embora estejamos na região de fronteira e os nossos alunos já possuem...

Projeto bilíngue - Pontos Turísticos de nossa Fronteira

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO 1. Identificação Nome do cursista:  Mirta Beatriz Souza Douglas Nome da escola:  Maria Lígia B. Garcia                               Local(cidade/estado):  Ponta Porã/MS Série:  7º e 8º ANO A                                                            Nº de alunos:  40 alunos Duração:  4 aulas por turma Professores envolvidos:  Mirta Beatriz S. Douglas/Diego Dias                     ...

Aulas com músicas

Alguns vídeos com música e letra para cantar, ler, treinar a pronunciação - Juanes / Para tuas amor   _ //www.youtube.com/watch?v=SeYwgrWyttA - Shakira  / Estoy aqui - //www.youtube.com/watch?v=fUhPu4YHmBk - Aprendiendo el abecedário com  música. /www.youtube.com/watch?v=dkp8aLVekF4 - Seleccionados  //www.youtube.com/watch?v=hyMbfzM0jBQ&list=PLV2tCZv4xAr5purRtYNrNVyCvo1XyTG2Y