Pular para o conteúdo principal

“Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música”

Definição do tema:
“Aprendiendo y ejercitando um idioma a traves de la música”
Anos:
•8º e 9º anos
Tempo aproximado:
• 8 aulas
Justificativa:
- O projeto de música foi escolhido porque os alunos sempre demonstraram interesse em música e tendo em vista que podemos utilizar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda língua.
- O recurso musical é uma ferramenta valiosa, pois cativa e seduz o aluno a participar e como não é definido um gênero musical o estudante fica livre para escolher sua música e de quê forma realizará a sua apresentação, escolhendo também o recurso multimídia que gostaria de utilizar.
- Todo processo de escolha do tema a ser pesquisada parte de uma diagnóstica que parte desde o diálogo com a turma, seus anseios, dúvidas e sugestões em que coube ao professor fazer a junção da ludicidade com os conteúdos propostos da grade curricular.
 Problematização:
- Embora estejamos na região de fronteira e os nossos alunos já possuem uma bagagem com relação à Língua Estrangeira Espanhola, existe ainda, certa resistência em aprender um novo idioma, provavelmente pelo pré- conceito que exista com relação ao espanhol e a sua comparação como o Guarani, que é outra língua oficial do país vizinho, o Paraguai.
- Partimos também em sanar alguns problemas relacionado à gramática, uso da ortografia,  concordância,  interpretação, produção de pequenos textos e frases, pronunciação das palavras em espanhol & português, tradução , expressão oral entre outras inúmeras questões que com o uso da música como veículo de aprendizagem pode beneficiar o educando.
 Levantamento de hipóteses:
 - Acreditamos que com o projeto proposto, poderemos atingir o interesse de mais alunos, que se fizéssemos uma pesquisa e apresentação de uma forma tradicional. Assim com processo de pesquisa e construção do trabalho surgirão inúmeras indagações e dúvidas a respeito da escrita, pronunciação compreensão da música como texto, e a partir daí o professor estará para orientar cada grupo e desta forma atingir mesmo que parcialmente o objetivo proposto.
 Objetivo específico:
- Desarrollar la cuestión de pronunciación y ampliación vocabular através de la  canción;
- Compreender  el uso do verbo e o tempo verbal inserido na música;
-Concordancias;
- Interpretación y comprension de la canción como texto;
- Ampliación vocabular y traducción;
-Identificar algumas variantes linguísticas;
-   Reconocer  las figuras de figuras  de lenguaje:“ Metáforas y jergas”

Fontes de pesquisa:
 Metodologia:
Todo processo de desenvolvimento deste projeto terá participação constante dos alunos e da turma como um todo. Desde a sondagem das dificuldades, organização dos grupos, orientação de pesquisas, definição de datas para a pesquisa no laboratório de informática, construção das apresentações em slides, downloads de músicas, letras e informações extras,  recursos multimídias que serão utilizados, entre outros.
Este trabalho será realizado em duplas que pesquisarão na STE o artista ( nacionalidade, influencias, gêneros, prêmios, etc), música/letra e também a realização do download da música.
Na sala de aula serão construídas e organizadas as informações pesquisadas no gerador de apresentações do laptop Uca. Nesta etapa toda essa informação deverá estar organizada em espanhol, e deverá conter imagens do artista como também do país de origem.

Os agendamentos do uso da sala de tecnologia serão organizados pela disponibilidade de uso, e tudo isso com a supervisão do professor responsável pela STE e pelo professor regente da turma.
Já a organização das informações pertinentes à música gênero artista, etc., será realizado na sala de aula   usando o laptop Uca.
A apresentação será feita em sala de aula com a participação de todos e os alunos poderão conhecer nesta fase todos os artistas latinos pesquisados seus gêneros. Nesta etapa todos os grupos poderão usar o recurso de áudio( caixa amplificadora, microfone, etc) para ouvir as músicas.
 Resultados:
Este projeto é desenvolvido todo ano, com algumas melhorias e adaptações, pois acredito que muitas informações e conhecimentos são adquiridos partindo daquilo que todo adolescente gosta que é a música.  Além do aprendizado e aperfeiçoamento de um novo idioma, os alunos tem a oportunidade de divulgar o que conseguiram aprender através da pesquisa.

 Ao finalizar as apresentações tudo é reapresentado no dia do estudante ou no final do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aulas com músicas

Alguns vídeos com música e letra para cantar, ler, treinar a pronunciação - Juanes / Para tuas amor   _ //www.youtube.com/watch?v=SeYwgrWyttA - Shakira  / Estoy aqui - //www.youtube.com/watch?v=fUhPu4YHmBk - Aprendiendo el abecedário com  música. /www.youtube.com/watch?v=dkp8aLVekF4 - Seleccionados  //www.youtube.com/watch?v=hyMbfzM0jBQ&list=PLV2tCZv4xAr5purRtYNrNVyCvo1XyTG2Y
Planificación de clase con el tema: Los días de la semana Obs.: Esta clase fue retirada de la pagina web Portal do professor.  Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Conhecer os dias da semana em espanhol. Duração das atividades 2 encontros de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Saber os dias da semana em português. Estratégias e recursos da aula 1º MOMENTO: O professor trará para os alunos uma cópia de um calendário do mês atual, no qual faltará os nomes dos dias da semana. Ao entregar esse material à turma, pedir que os alunos o examinem. Em seguida, perguntar:    a)    O que falta neste calendário? b)    Alguém sabe como são os dias da semana em espanhol?                   Se algum aluno souber essa informação, escreva na lousa/no quadro negro os nomes dos dias semana enquanto eles são ditos pelo(s) aluno(s). Caso não, ensine você mesmo e peça que os alunos completem o calendário. Se desejar, poderá