Definição do tema:
“Aprendiendo y ejercitando um idioma
a traves de la música”
Anos:
•8º e 9º anos
Tempo aproximado:
• 8 aulas
Justificativa:
- O projeto de música foi escolhido
porque os alunos sempre demonstraram interesse em música e tendo em vista que
podemos utilizar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem de uma
segunda língua.
- O recurso musical é uma ferramenta
valiosa, pois cativa e seduz o aluno a participar e como não é definido um
gênero musical o estudante fica livre para escolher sua música e de quê forma
realizará a sua apresentação, escolhendo também o recurso multimídia que
gostaria de utilizar.
- Todo processo de escolha do tema a
ser pesquisada parte de uma diagnóstica que parte desde o diálogo com a turma,
seus anseios, dúvidas e sugestões em que coube ao professor fazer a junção da
ludicidade com os conteúdos propostos da grade curricular.
Problematização:
- Embora estejamos na região de
fronteira e os nossos alunos já possuem uma bagagem com relação à Língua
Estrangeira Espanhola, existe ainda, certa resistência em aprender um novo
idioma, provavelmente pelo pré- conceito que exista com relação ao espanhol e a
sua comparação como o Guarani, que é outra língua oficial do país vizinho, o
Paraguai.
- Partimos também em sanar alguns
problemas relacionado à gramática, uso da ortografia, concordância,
interpretação, produção de pequenos textos e frases, pronunciação das
palavras em espanhol & português, tradução , expressão oral entre outras
inúmeras questões que com o uso da música como veículo de aprendizagem pode
beneficiar o educando.
Levantamento
de hipóteses:
- Acreditamos que com o projeto proposto,
poderemos atingir o interesse de mais alunos, que se fizéssemos uma pesquisa e
apresentação de uma forma tradicional. Assim com processo de pesquisa e
construção do trabalho surgirão inúmeras indagações e dúvidas a respeito da
escrita, pronunciação compreensão da música como texto, e a partir daí o
professor estará para orientar cada grupo e desta forma atingir mesmo que
parcialmente o objetivo proposto.
Objetivo
específico:
- Desarrollar la cuestión de pronunciación y
ampliación vocabular através de la canción;
- Compreender el uso do verbo e o tempo verbal inserido na música;
-Concordancias;
- Interpretación y comprension de la canción como texto;
- Ampliación vocabular y traducción;
-Identificar algumas variantes linguísticas;
- Reconocer las figuras de figuras de lenguaje:“
Metáforas y jergas”
Fontes de pesquisa:
Metodologia:
Todo processo de desenvolvimento
deste projeto terá participação constante dos alunos e da turma como um todo.
Desde a sondagem das dificuldades, organização dos grupos, orientação de
pesquisas, definição de datas para a pesquisa no laboratório de informática, construção
das apresentações em slides, downloads de músicas, letras e informações extras,
recursos multimídias que serão
utilizados, entre outros.
Este trabalho será realizado em
duplas que pesquisarão na STE o artista ( nacionalidade, influencias, gêneros,
prêmios, etc), música/letra e também a realização do download da música.
Na sala de aula serão construídas e
organizadas as informações pesquisadas no gerador de apresentações do laptop
Uca. Nesta etapa toda essa informação deverá estar organizada em espanhol, e
deverá conter imagens do artista como também do país de origem.
Os agendamentos do uso da sala de
tecnologia serão organizados pela disponibilidade de uso, e tudo isso com a supervisão
do professor responsável pela STE e pelo professor regente da turma.
Já a organização das informações
pertinentes à música gênero artista, etc., será realizado na sala de aula usando o laptop Uca.
A apresentação será feita em sala de
aula com a participação de todos e os alunos poderão conhecer nesta fase todos
os artistas latinos pesquisados seus gêneros. Nesta etapa todos os grupos
poderão usar o recurso de áudio( caixa amplificadora, microfone, etc) para
ouvir as músicas.
Resultados:
Este projeto é desenvolvido todo ano,
com algumas melhorias e adaptações, pois acredito que muitas informações e
conhecimentos são adquiridos partindo daquilo que todo adolescente gosta que é
a música. Além do aprendizado e
aperfeiçoamento de um novo idioma, os alunos tem a oportunidade de divulgar o
que conseguiram aprender através da pesquisa.
Ao finalizar as apresentações tudo é
reapresentado no dia do estudante ou no final do ano.
Comentários
Postar um comentário